Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a continuação do tutorial Integrando Visual Studio com AWS RDS.

No tutorial anterior nós aprendemos como configurar a nossa conta no AWS, criar um usuário, definir os privilégios deste usuário e a configurar este usuário em nosso Visual Studio.

Nesta continuação, nós vamos finalizar esta integração criando uma instância de banco de dados e entendendo o que o RDS, vamos aprender também VPC (Virtual Private Cloud), vamos entender também como são os gastos dessa instância de base de dados e por que hoje em dia é bastante utilizado.

Então, primeiro vamos começar falando sobre o que é RDS ? RDS é acrônimo para Relational Database Service, este serviço te permite criar várias instâncias de diferentes engines de banco de dados relacional (PostgreeSQL, MySQL, MariaDB, Oracle, Sql Server, Aurora). E independente do tipo de engine que você escolher, você poderá utilizar o RDS para criar, escalar, gerenciar e otimizar estas instâncias.

É importante mencionar aqui que o Free Tier que mencionamos no tutorial anterior, oferece 750 horas por mês de uso para o RDS. Mas é preciso ter atenção, estas 750 horas por mês só funcionam durante 12 meses. Outra coisa que devemos ficar atentos é durante a criação das instâncias, as instâncias que estão acima de “micro” possuem cobranças de uso em seu cartão de crédito.

Então, neste tutorial vamos utilizar somente as opões que são gratuitas, mas em caso de necessidades futuras em seus projetos, é importante se atentar às taxas cobradas para cada tipo de instância.

Outro ponto importante é que, temos que ficar atentos ao tempo que uma instância está em execução. Uma instancia sendo executada 24 horas por dia, 30 dias por mês, irá gastar 720 horas por instância. Então caso você criei mais que uma instância é importante ficar atento ao uso, consumo e gerenciamento das mesmas.

1 — Vamos então voltar ao nosso Toolkit no Visual Studio, que foi de onde paramos no tutorial anterior.

2 — Em nosso painel AWS Explorer, expanda o menu Amazon RDS, e em seguida clique com o botão direito em Instances e em seguida clique em Lauch Instance.

3 — Uma caixa de dialogo irá surgir para que você selecione qual engine deseja usar. No caso deste tutorial, vamos utilizar o Microsoft SQL Server Express Edition, que não requer uma licença.

4 — Selecione a opção e prossiga para a próxima página. Nesta página nós vamos efetuar duas seleções. A primeira corresponde a versão que queremos utilizar, no meu caso eu irei selecionar o SQL Server 2017.

A segunda seleção corresponde a classe da instância, aqui nós decidimos coisas como o tipo de computador, o poder de processamento, tamanho de disco e etc.

Como mencionamos anteriormente, vamos utilizar a versão micro em nosso tutorial.

5 — No espaço de disco alocado, mantenha 20GB que é o que o Free Tier cobre.

6 — Em seguida vamos nomear a nossa instância que deve possuir no máximo 25 caracteres, somente letras, sem espaço ou caracteres especiais.

7 — Após definir o nome, crie um usuário e uma senha para acesso.

8 — Não finalize ainda a configuração, vamos avançar para a próxima página pois há configurações que ainda precisam ser feitas.

9 — Na próxima página, caso sua conta ainda seja nova, você não terá nenhum recurso criado. Então mantenha como default a opção Create New VPC (Virtual Private Cloud).

O VPC será responsável por criar todos os recursos referentes a alocação da sua instância de banco de dados como segurança, escalabilidade, rede, etc.

10 — Em seguida mantenha também como default a opção Create new subnet group, o subnet é uma alocação de range de IP que é a subnet do AWS network.

11 — Selecione agora a opção Publicly Accessible. Se por alguma razão você queira futuramente criar a instância como privado, será possível acessá-la somente através de outros recursos do AWS.

12 — Em seguida temos a opção Availability Zone. Deixe marcado como No Preference para que o AWS selecione a melhor região para o nosso caso.

Após configurar tudo, a sua tela deve estar assim:

13 — Clique em avançar para ir para a próxima página. Nesta página nós configuramos o intervalo de backups automático para a nossa instância, o que é uma boa prática. Entretanto, por ser apenas um tutorial nós não vamos configurar o backup para acontecer automaticamente, então selecione No automatic backups.

14 — Clique em avançar para ir para a última página, onde todos os detalhes de configurações serão exibidos.

15 — Clique em Launch para finalizar. Neste momento uma nova tela será exibida em seu Visual Studio que contem a lista de todas as suas instâncias de banco de dados.

Repare que em Status temos a situação de creating, isso significa que o AWS está levantando e criando todos os serviços necessários para a criação da sua instância. Neste momento, você talvez queira tomar um café, pois este processo pode demorar até 10 minutos.

Quando a criação da instância for concluída, o Status será atualizado para available, como mostra a imagem abaixo.

16 -Com isso concluímos a criação da nossa instância de banco de dados do SQL Server Express utilizando o nosso Visual Studio.

Na parte três e final destes tutoriais vamos aprender como podemos executar e usar essa instância de banco em nosso SQL Server Management e Visual Studio.

Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado e nos vemos nos próximos tutoriais. =)

@fcarvalhodev | Linktree

--

--

Fabio de Paula Carvalho

Hello, It is me Fábio! I’m Software Developer Consultant with 5+ years of experience in software development.